A Inclusão na verdade é um movimento mundial de luta das pessoas com deficiências e seus familiares na busca dos seus direitos e lugar na sociedade. Através da busca da garantia do acesso, da permanência e da qualidade de educação a todas as pessoas e a realidade da práxis pedagógica, no interior das escolas, na vivência humana e pedagógica junto a essas pessoas com deficiência.
A política de educação inclusiva, implementada pelo MEC, tem como objetivo a garantia do acesso destes à escolarização, a implementação das condições de acessibilidade necessárias e o fortalecimento dos serviços da educação especial como a criação do Atendimento Educacional Especializado, que visa promover meios de acesso de maneira a minimizar as barreiras para que o aluno participe de forma plena, considerando suas necessidades específicas. É necessário que seja considerando ainda vários aspectos, inclusive o papel do professor da classe comum, pois a escola está estruturada para trabalhar com a homogeneidade e nunca com a diversidade. Nesse sentido, é preciso compreender que são necessárias profundas mudanças na forma de pensar e agir da sociedade e, em específico, da comunidade escolar. O aluno não deve ser concebido como um “deficiente” que não é capaz de aprender.
FONTE:
Os desafios da inclusão escolar no Século XXI
http://www.bengalalegal.com/desafios
A Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva
http://www.slideshare.net/guest3d615bd/o-atendimento-educacional-especializado-aee-nas-escolas
Educação Inclusiva
http://educador.brasilescola.com/trabalho-docente/educacao-inclusiva.htm
Educação Inclusiva – educação de qualidade para todos
http://educacaoinclusiva-seo.blogspot.com.br/
A política de educação inclusiva, implementada pelo MEC, tem como objetivo a garantia do acesso destes à escolarização, a implementação das condições de acessibilidade necessárias e o fortalecimento dos serviços da educação especial como a criação do Atendimento Educacional Especializado, que visa promover meios de acesso de maneira a minimizar as barreiras para que o aluno participe de forma plena, considerando suas necessidades específicas. É necessário que seja considerando ainda vários aspectos, inclusive o papel do professor da classe comum, pois a escola está estruturada para trabalhar com a homogeneidade e nunca com a diversidade. Nesse sentido, é preciso compreender que são necessárias profundas mudanças na forma de pensar e agir da sociedade e, em específico, da comunidade escolar. O aluno não deve ser concebido como um “deficiente” que não é capaz de aprender.
FONTE:
Os desafios da inclusão escolar no Século XXI
http://www.bengalalegal.com/desafios
A Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva
http://www.slideshare.net/guest3d615bd/o-atendimento-educacional-especializado-aee-nas-escolas
Educação Inclusiva
http://educador.brasilescola.com/trabalho-docente/educacao-inclusiva.htm
Educação Inclusiva – educação de qualidade para todos
http://educacaoinclusiva-seo.blogspot.com.br/
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