segunda-feira, 19 de agosto de 2013

O que é a comunicação alternativa?
A área da tecnologia assistiva que se destina especificamente à ampliação de habilidades de comunicação é denominada de Comunicação Alternativa (CA). A comunicação alternativa destina-se a pessoas sem fala ou sem escrita funcional ou em defasagem entre sua necessidade comunicativa e sua habilidade de falar e/ou escrever.
Com o objetivo de ampliar ainda mais o repertório comunicativo que envolve habilidades de expressão e compreensão, são organizados e construídos auxílios externos como cartões de comunicação, pranchas de comunicação, pranchas alfabéticas e de palavras, vocalizadores ou o próprio computador que, por meio de software específico, pode tornar-se uma ferramenta poderosa de voz e comunicação. Os recursos de comunicação de cada pessoa são construídos de forma totalmente personalizada e levam em consideração várias características que atendem às necessidades deste usuário.
Cartões de Comunicação
Maneira simples de mostrar símbolos em um espaço compacto. Os cartões são geralmente organizados em fichários, presos em argolas ou em porta-cartão, de modo que seja possível manuseá-lo facilmente. Os símbolos são disponibilizados em formato de cartões e são bastante úteis na sala de aula (na construção da rotina com a turma).

A utilização dos cartões de comunicação alternativa com o objetivo de aumentar a participação do alunos com deficiência física nas atividades pedagógicas proposta para a turma e nos trabalhos em grupo. Será fundamental que os cartões de comunicação tenham um vocabulário que corresponda às atividades e conteúdos e também expressões comumente utilizadas em sala pelos colegas.




2 comentários:

  1. Olá Irlanda!
    Diante de tantas possibilidades e recursos tecnológicos, fica ainda mais evidente que uma pessoa com deficiência física, assim como todas as outras deficiências, pode e deve ser integrado cada vez mais ao convívio social. Precisamos ser capazes de criar ou ajustar de forma personalizada recursos para alunos reais, cujos percursos de aprendizagem são diferentes. Parabéns pela nova postagem!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. é isso mesmo Estefânia, estas pessoas dependem apenas de adaptações (de nós)!

    ResponderExcluir