domingo, 8 de junho de 2014

SUGESTÃO DE RECURSOS DE BAIXA TECNOLOGIA PARA ALUNOS COM TGD

O autismo é caracterizado por alterações na socialização, linguagem/comunicação e comportamento. A pessoa com TEA (Transtorno do Espectro Autista) mostra como características déficits persistentes na comunicação e interação social.
É necessário e imprescindível a participação de todos (aluno, professor da sala comum, professor do AEE e família) para um trabalho específico com as pessoas que apresentam com TEA, principalmente nas dificuldades com funções executivas, impulsividade, falta de compreensão de metáforas. Assim o trabalho utilizando as expressões faciais e corporais facilita qualquer interação social e estas outras formas de comunicação podem também ajudar na compreensão da criança com TEA.
Os Recursos de baixa tecnologia podem proporcionar ou ampliar habilidades funcionais das pessoas com autismo e consequentemente promover maior independência.
A atividade sugerida abaixo ajuda na sistematização da Função Executiva, ou seja, propicia um plano estratégico de ações sequenciadas. A atividade pode ser utilizada tanto na sala regular com toda a turma, propiciando a interação do aluno com autismo, quanto no atendimento individualizado/AEE, na sala de recursos multifuncionais e aplicadas com alunos de todas as idades, observando-se o nível de desenvolvimento que se encontram.
·         Meu grande livro da floresta
Livro com gravuras de animais que podemos ver na floresta, mostrando características específicas de cada animal (de que cada animal se alimenta, sua locomoção, etc.);

Sugestão de atividade: Cada aluno poderá escolher um animal que irá representá-lo. Mostrando suas características, fazendo os sons próprio de cada um, etc. De maneira que haja interação e comunicação entre todos da sala.
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