sexta-feira, 18 de abril de 2014

DIFERENCIANDO A SURDOCEGUEIRA DA DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA                                
A surdocegueira é uma deficiência única em que o indivíduo apresenta ao mesmo tempo perda da visão e da audição. É considerado surdocego a pessoa que apresenta estas duas limitações, independente do grau das perdas auditiva e visual. A surdocegueira pode ser congênita ou adquirida e não é deficiência múltipla.
A pessoa com surdocegueira é "aquela que tem uma perda substancial da visão e da audição, de tal forma que a combinação das duas deficiências cause extrema dificuldade na conquista de metas educacionais, vocacionais, de lazer e sociais
Mc Innes (1999) refere-se sobre a aprendizagem de pessoas com surdocegueira: indivíduos com surdocegueira demonstram dificuldade em observar, compreender e imitar o comportamento de membros da família ou de outros que venha entrar em contato, devido à combinação das perdas visuais e auditivas que apresentam.
A pessoa com surdocegueira precisa da mediação de comunicação para poder receber, interpretar e conhecer o que lhe cerca.
Seu conhecimento do mundo se faz pelo uso dos canais sensoriais proximais como: tato, olfato, paladar, cinestésico, proprioceptivo e vestibular.
o desenvolvimento da comunicação de alunos com surdocegueira exige atendimento especializado, com estimulação específica e individualizada. Vale ressaltar que, quanto mais precoce for os estímulos, maiores são as chances de a criança adquirir comportamentos sociais adequados, usando os sentidos remanescentes com o melhor aproveitamento possível. Explorar as potencialidades dos sentidos remanescentes (tato, paladar e olfato) é essencial para a orientação e a percepção, tanto na escola, quanto fora dela. Tornar a escola um espaço fisicamente acessível para essas crianças mais um passo imprescindível para acolhê-las adequadamente.
Uma das alternativas de comunicação para a pessoa com surdocegueira pós-simbólica consiste no sistema Tadoma, também conhecido como “Braille Tátil”.
As pessoas com deficiência múltipla são aquelas afetadas em duas ou mais áreas, caracterizando uma associação entre diferentes deficiências, com possibilidades bastante amplas de combinações. A múltipla deficiência é uma situação grave e, felizmente, sua presença na população geral é menor, em termos numéricos.
As pessoas com deficiência múltipla apresentam características específicas, individuais, singulares e não apresentam necessariamente os mesmos tipos de deficiência, podem apresentar cegueira e deficiência mental; deficiência auditiva e deficiência mental; deficiência auditiva e autismo e outros.
Tradicionalmente, os profissionais especializados e os familiares de pessoas com múltipla deficiência focalizavam sua atenção no que estas pessoas não podiam fazer, em suas desvantagens e dificuldades. Atualmente temos uma postura diferente: preocupamo-nos em descobrir quais são as possibilidades que a criança apresenta e quais são as suas necessidades, em vez de destacar suas dificuldades. Assim, temos descoberto formas e métodos para atendê-la.
Na deficiência Múltipla não garantimos que todas as informações muitas vezes cheguem para a pessoa de forma fidedigna, mas ela sempre terá o apoio de um dos canais distantes (visão e ou audição) como ponto de referência, esses dois canais são responsáveis pela maioria do conhecimento que vamos adquirindo ao longo da vida.
Muitas pessoas com deficiência múltipla ou com surdocegueira podem aprender a se comunicar por meio de gestos, mas podem ter dificuldade para conseguir uma comunicação usando símbolos abstratos tais como: palavras faladas ou língua de sinais (Rowland e Schweigert, 1989; Rowland & Stremel-Campbell, 1987).

Um comentário:

  1. Olá Irlanda!
    Seu texto apresentou informações relevantes sobre a necessidade de estimular a comunicação dessas pessoas. Segundo Bosco, todas as pessoas se comunicam ainda que em diferentes níveis de simbolização e com formas de comunicação diversas, assim considera-se que qualquer comportamento poderá ser uma tentativa de comunicação. Parabéns pela postagem!

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